Tecnologia do Blogger.

Publicidade

Publicidade

terça-feira, 28 de julho de 2020

Dia 20 de agosto termina prazo para cadastramento de espaços culturais que querem pleitear apoio através da Lei Aldir Blanc

Dia 20 de agosto termina prazo para cadastramento de espaços culturais que querem pleitear apoio através da Lei Aldir Blanc


Dia 20 de agosto termina o prazo para o cadastramento dos espaços culturais de Mossoró que querem pleitear o apoio através da Lei emergencial Aldir Blanc, Lei Federal n º14.017/2020. As informações cobradas pelo cadastro são necessárias para que a Secretaria Municipal de Cultura possa elaborar o plano de atividades a ser enviado ao Governo Federal, já detalhando onde serão investidos os quase dois milhões de reais que a cidade vai receber.

Os espaços devem ter como fim atividades artísticas e culturais que possa ser comprovada e comprovar também custos com manutenção, como: água, luz, impostos, entre outros. “Se o artista, o produtor, a quadrilha, o mobilizador cultural, quer tenha personalidade jurídica ou não, possui um espaço cultural há mais de dois anos, com custos como água, aluguel, telefone, entre outros e pode comprovar isso, o apoio pode ser solicitado”, destacou a secretária de Cultura Isaura Amélia.

O objetivo do cadastro é reunir informações sobre espaços que vão poder acessar a lei e, com essa estimativa, realizar a programação dos recursos tanto para o auxílio aos espaços culturais, como o montante de recursos que poderá ser destinado para os editais.

De acordo com a lei, os espaços podem ser Academias de Dança, Associações Culturais Diversas, Ateliês de Pintura, de Moda, Design, Artesanato e de outras artes; Bandas de Música, Bibliotecas Comunitárias, Cineclubes, Cinemas de rua, Produtoras de Audiovisual, Circos, Cineclubes, Centros Culturais, Escolas de Música, Estúdios de Gravação, Estúdio Fotográfico, Companhias e Escolas de Dança, Espaços Culturais, Feiras de Arte e Artesanato, Grupos de Dança, de Capoeira, de Teatro, de Canto, de Música, Livrarias, Sebos e Editoras, Museus Independentes, Pontos de Cultura, Terreiros e Outros Espaços Culturais.

Enquanto o cadastro está disponível, a Secretaria Municipal de Cultura segue, desde o dia 20 deste mês, um calendário de reuniões remotas com diversos segmentos ligados à Cultura, para apresentar a Lei, no sentido de levar esclarecimentos e tirar dúvidas dos interessados. “Lembrando ainda que estamos com um balcão de atendimento que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Teatro Dix-huit Rosado”, conclui a secretária.

Clique aqui e preencha o cadastro, ou aqui para ver um versão completa do do cadastro para se preparar                                                 

terça-feira, 21 de julho de 2020

Ozaniel manifesta preocupação com alunos da rede municipal de ensino

Ozaniel manifesta preocupação com alunos da rede municipal de ensino


Vereador apresenta números daqueles que estão sem assistir aula
Ozaniel manifesta preocupação com alunos da rede municipal de ensino

Vereador Ozaniel Mesquita durante a sessão ordinária. Foto: Edilberto Barros

Membro da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CECEL) da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Ozaniel Mesquita (DEM) mostra-se preocupado com a situação dos alunos da rede municipal de ensino. Na avaliação do vereador, o método utilizado de ensino a distância pelo sistema remoto (via internet) tem gerado mais prejuízos do que ganhos para esse seguimento.

Embasado em números apresentados por técnicos do sistema de educação local, ele cobrou do município uma ação rápida no sentido de corrigir o problema e assim evitar que os prejuízos continuem para os alunos da rede. Pela deficiência da questão técnica e falta de acesso à rede de mundial de computadores, muitos alunos ficaram de fora do sistema utilizado no período de pandemia do novo coronavírus que impossibilita a realização de aulas de forma presencial.

Ozaniel apresentou aos seus pares os números da zona urbana e rural em relação aos que estão acompanhando as aulas e aqueles que ficaram de fora. “Em média geral nós temos hoje em Mossoró 27% do aluno sem assistir aula”, comentou o vereador em tom de extrema preocupação.

Urbano

No setor urbano do município, os números apresentam 5.510 alunos matriculados no ensino infantil com 3.174 sendo atendidos pelo sistema remoto de aulas e 2.336 alunos sem esse acesso. No ensino fundamental, matriculados 6.667 com 5.290 assistindo aula e 1.372 não assistido (1º ao 5º dos anos iniciais). Nos anos finais (6º ao 9º ano) são 3.691 matriculados com 5.207 atendidos e 424 não atendidos. No Ensino de Jovens e Adultos (EJA) estão 217 matriculados, 157 assistidos e 42 não assistidos. Na educação especial infantil são 27 matriculados, 20 assistidos e 7 não assistidos e, fechando área urbana, educação especial no ensino fundamental com 359 matriculados, 185 assistidos e 170 não assistidos. Total da área urbana 16.467 alunos matriculados somando 4.411 sem assistir aula, uma média de 26,7%.

Rural

 Na educação infantil são 830 matriculados, sendo 530 assistidos e 300 fora do sistema implantado. No ensino fundamental, nos anos iniciais 1.461 matriculados, sendo 1.101 acompanhado aula de forma remota e 360 não assistidos. Nos anos finais são 1.108 matriculados e 801 assistidos e 307 não assistidos. No ensino fundamental especial 70 matriculados, com 40 acompanhando aula de forma remota e 30 sem assistir. Do total de 3.469 alunos matriculados na zona rural, 997 estão sem o acompanhamento remoto das aulas, um percentual de 28,7%. O vereador Ozaniel reforça que isso é preocupante e é preciso uma solução rápida. Quanto aos números apresentados, logo que sejam atualizados, o vereador disse que também fará o registro .                                                           -por Sérgio Oliveira —      publicado 21/07/2020 - 

sábado, 18 de julho de 2020

Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer faz campanha para compra de medicamento de alto custo


 Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer faz campanha para compra de medicamento de alto custo

A Instituição fornece de forma gratuita medicamentos para auxílio no tratamento do câncer

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) está realizando uma campanha junto à sociedade Mossoroense, com o objetivo de arrecadar recursos para a compra do Sulfato de Morfina. Trata-se de um medicamento de alto custo, que é utilizado para alívio da dor no paciente oncológico.

“Tanto o SUS quanto os planos de saúde não fornecem este medicamento. Assim, sempre entregamos aos nossos pacientes de forma gratuita, por meio da nossa farmácia de manipulação, a Gotas de Solidariedade”, explica Kamala Fernandes, farmacêutica da LMECC.

Desde a sua fundação, em 2012, mais de quatro mil (4.000) pacientes de Mossoró e mais de 60 municípios da região já foram cadastrados e receberam algum tipo de remédio para auxílio do tratamento do câncer.

“Nossa farmácia de manipulação foi criada com o intuito de ajudar o paciente. Ou seja, além dos medicamentos e tratamento completo que eles têm acesso em nossos hospitais, conseguimos fornecer medicamentos que os auxiliam no suporte do tratamento do câncer, principalmente no tocante ao alívio da dor”, destaca a farmacêutica.

A farmácia Gotas de Solidariedade manipula vários tipos de medicamentos, sendo analgésicos, antidepressivos, ansiolíticos, antieméticos, protetores gástricos, dentre outros. Atualmente, mais de 30 pacientes recebem regularmente o Sulfato de Morfina.

“Nosso estoque de morfina está chegando ao fim. Se os pacientes não encontrarem aqui vão precisar ir para as farmácias comprar. Sabemos que é um custo alto, portanto pedimos o apoio de empresários, políticos e da sociedade em geral para darmos continuidade a este importante apoio”, conclui Kamala.

Quem quiser contribuir com a campanha basta doar qualquer quantia em dinheiro para a conta corrente 8343-7, agência 4687-6 do Banco do Brasil, em nome da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3317-0756 (das 07h30min às 17h30min), no site da Liga Mossoroense (ligamossoroense.org) ou no instagram @lmecc.solidariedade.

Gotas de Solidariedade

A Farmácia de Manipulação Gotas de Solidariedade foi fundada em 2012, com o objetivo de produzir e distribuir medicamentos a pacientes em tratamento oncológico. Desde a sua criação, mais de quatro mil (4.000) pacientes de Mossoró e região já foram atendidos.

O intuito da farmácia é fornecer todo medicamento de suporte que o paciente necessita para o tratamento, além da medicação já utilizada durante o tratamento nas Unidades Hospitalares. São manipulados e distribuídos aos pacientes cadastrados remédios analgésicos, antidepressivos, ansiolíticos, antieméticos, protetores gástricos, dentre outro

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Google disponibiliza ferramentas tecnológicas para professores

Google disponibiliza ferramentas tecnológicas para professores da Rede Municipal

  A Secretaria Municipal de Educação realizou a adesão ao pacote de aplicativos do “Google – GSuite for Education”. O pacote disponibiliza inúmeras ferramentas para  os professores criarem oportunidades de aprendizagem para os alunos, associando o processo de ensino aprendizagem com o uso das novas tecnologias. 

A parceria com o Google só foi possível graças a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que criou o domínio do Portal de Aprendizagem Colaborativa, desenvolvido para os professores da Rede Municipal de Ensino como suporte para as aulas remotas durante a pandemia do Corona Vírus.

Todos os professores que estão atuando nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino terão acesso ao GSuite que disponibiliza ferramentas para dinamizar e potencializar a produção das atividades remotas e não presenciais. As principais vantagens são drive com armazenamento ilimitado  e a possibilidade de gravar webaulas no Google Meet.

“A maioria dos professores da rede municipal utiliza o WhatsApp como ferramenta pedagógica para a realização das aulas remotas e atividades não presenciais, mas com o acesso ao pacote GSuite for Education o professor pode gradativamente, de acordo com a sua interação com as tecnologias digitais, migrar para o Google Sala de Aula, ambiente desenvolvido para o espaço escolar, que apresenta um layout de sala de aula virtual”, explicou Cristhiane Marques, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.                                                

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Mossoró poderá receber projeto de Salas de Cinema

Mossoró poderá receber projeto de Salas de Cinema


A secretária municipal de Cultura Isaura Amélia e o deputado federal Beto Rosado tiveram uma reunião remota na tarde desta segunda-feira, 13, com o secretário especial adjunto da Cultura do Governo Federal Pedro Horta. Entre os assuntos, as demandas culturais do município de Mossoró e a Lei Audir Blanc.

Durante o encontro virtual, o secretário Pedro Horta antecipou a informação sobre o projeto das Salas de Cinema que em breve será lançando, e que muitos municípios do Rio Grande do Norte poderão acessar. “O secretário também se comprometeu com o deputado de logo enviar a minuta da regulamentação da Lei”, destacou Isaura Amélia.

Sobre a lei, a secretaria de Cultura ressaltou na conversa que Mossoró considera importante que os municípios realizem editais que além de atender a emergência dos artistas, possam gerar um legado para a sociedade como um todo. “Por exemplo, poderiam ser contratados aos artistas, monumentos, grafites, projeções mapeadas, estudos, livros, que integrariam o patrimônio cultural dos municípios”, disse.

O Deputado Beto Rosado ressaltou a importância que a cidade de Mossoró tem dado ao aspecto cultural, criando um calendário capaz de mobilizar turistas e a própria cidade, e de gerar um movimento cultural responsável e atuante.

A secretária de Cultura de Mossoró e o deputado Beto Rosado convidaram o secretário especial adjunto da Cultura Pedro Horta para assistir ao espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, durante o Mossoró Cidade Junina do ano que vem.                                                                                                             Secom/PMM

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Julho Verde alerta para conscientização e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço


Julho Verde alerta para conscientização e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. 

Em 2019 a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer realizou mais de 160 cirurgias deste tipo de câncer            

 Geison Freire, Diretor Médico da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).                                                                                                                            O mês de julho é marcado pela campanha denominada ‘Julho Verde’. A expressão é uma alusão ao mês que deve ser de conscientização, alerta para o diagnóstico precoce e combate ao câncer de cabeça e pescoço. O Dia Mundial de Conscientização e Combate a esse tipo de câncer é lembrado no dia 27 deste mês.

“Estamos no mês que visa conscientizar as pessoas a saberem que existe o câncer nessa região. Geralmente ele se inicia com alguns sintomas, como a rouquidão prolongada, uma ferida na boca que não cicatriza ou um caroço no pescoço”, explica Geison Freire, Diretor Médico da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).

De acordo com o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), no período de janeiro a dezembro de 2019, realizaram cirurgias referentes a algum tipo de câncer de cabeça e pescoço 161 pacientes.

“Esse tipo de câncer envolve toda região da cabeça e pescoço. Então, pode ser um tumor na língua, na laringe, na tireóide, tumores paranasais ou qualquer lesão que envolva essa região”, destaca o médico.

A doença geralmente surge após os 50 anos de idade, tendo como principal fator o tabagismo que, aliado ao alcoolismo, faz com seja até seis vezes maior a incidência da doença. Entre os anos de 2014 e 2019, mais de 800 pacientes foram diagnosticados e tratados deste tipo de câncer na Liga Mossoroense. Destes, 401 eram tabagistas e etilistas, 72 apenas tabagistas e 22 apenas etilistas.

“Anteriormente esse câncer atingia mais idosos, porém, hoje em dia, outros fatores também estão sendo determinantes para que ela chegue a pessoas mais jovens, abaixo dos 40 anos de idade. Exemplos disso são o tabagismo, o alcoolismo e o Papiloma Vírus Humano (HPV), que é transmitido por meio do sexo oral”, ressalta Geison. 

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em aproximadamente 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

“Ao ser diagnosticado o paciente deverá passar por cirurgia, onde se faz a retirada do tumor. Posteriormente, podem ser feitas a radioterapia e a quimioterapia. Devemos tentar sempre descobrir precocemente, quanto mais cedo se descobrir, melhores resultados teremos”, finaliza o Diretor Médico

terça-feira, 7 de julho de 2020

Prefeitura de Mossoró vai testar comerciantes dos Mercados Central e do Alto da Conceição

Prefeitura de Mossoró vai testar cerca de 150 comerciantes dos Mercados Central e do Alto da Conceição

                                                         A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vai testar cerca de 150 comerciantes e funcionários para o novo coronavírus que trabalham no Mercado Central e Mercado do Alto da Conceição, dando continuidade a testagem de trabalhadores que atuam em estabelecimentos públicos de grande circulação de pessoas. A ação é mais uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró de evitar contaminações, identificar possíveis casos positivos e encaminhar a uma Unidade de Saúde mais próxima para receber os cuidados necessários.

A testagem começa amanhã (08) pelo Mercado Central com perspectiva de 90 atendimentos, sendo 60 nesta quarta-feira e mais 30 na quinta-feira (09). A logística foi definida dessa maneira para atender todos os comerciantes que abrem em dias alternados de acordo com Decreto Municipal. A testagem no Mercado do Alto da Conceição vai ocorrer na sexta-feira (10) para cerca de 50 pessoas. Na semana passada, essa mesma ação ocorreu no Mercado Lindon Johnson Vieira (Vuco-Vuco) e Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (Cobal).

Servidores da saúde estiverem ontem (06) e hoje (07) nos dois mercados cadastrando os comerciantes que se enquadravam no perfil epidemiológico de teste (idosos, indivíduos com comorbidades, obesos e pessoas que tiveram sintomas de gripe do sétimo dia até o trigésimo dia). Essa iniciativa evita qualquer tipo de fila ou aglomeração, agilizando o processo de testagem já que os comerciantes estão cadastrados. O número de pessoas testadas pode aumentar porque alguns comerciantes estavam com seus espaços fechados durante a visita. Quem perdeu a triagem no início da semana e comprovar vínculo que trabalha nos mercados vai poder ser testado nos dias da ação.                 * Foto: Arquivo

←  Anterior Proxima  → Inicio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Clique na imagem e conheça à loja no instagram

Publicidade

Publicidade
Ouça a melhor da região

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade