Tecnologia do Blogger.

Publicidade

Publicidade

sábado, 23 de maio de 2020

Em apenas quatro dias, já são mais de 100 candidatos inscritos no projeto “Política em Mudança – Escola Virtual”, iniciativa do deputado estadual Allyson Bezerra .

“Política em Mudança” tem mais de 100 inscritos; inscrições seguem abertas  

Em apenas quatro dias, já são mais de 100 candidatos inscritos no projeto “Política em Mudança – Escola Virtual”, iniciativa do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) que vai capacitar pré-candidatos do Rio Grande do Norte para as eleições 2020.

As inscrições seguem abertas pela internet. Para participar do projeto é preciso ser pré-candidato às eleições 2020 no Rio Grande do Norte; ser filiado a qualquer partido; querer fazer uma campanha moderna e de baixo custo; ter perfil ético, transparente e comprometido com a população.

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1Lh4MvJXMeabGa5lwCwJwcB9bNBidrgA_ABPOaRz9he_BpA/viewform

Edital: https://docs.google.com/document/d/1jwg6BZ1CFAevmif_yfWOFZTmRtLBtJKEs9j8Ek67FsY/edit

A capacitação será 100% virtual. As aulas contarão com a participação de palestrantes referências em campanha política de baixo custo. A Turma 2020 será dividida em quatro módulos com encontros quinzenais, aos sábados, das 13h30 às 17h, realizados de forma virtual.

Serão abordados os seguintes temas: Marketing Eleitoral, Redes Sociais, Propaganda Eleitoral, Prestação de Contas e Estratégia Eleitoral.

“É uma oportunidade de compartilhar conhecimentos com diferentes pessoas, de diferentes cidades e regiões do estado, buscando assim aprimorar o modo de fazer política, assim teremos candidatos mais qualificados no nosso estado”, destacou Allyson.

A data de lançamento e os palestrantes do primeiro módulo serão anunciados após o término do período de inscrições

Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer completa 20 anos de serviços prestados a Mossoró e região

Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer completa 20 anos de serviços prestados a Mossoró e regiãov.     

Instituição já atendeu mais de 600 mil pacientes

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) completa nesta sexta-feira (22) 20 anos de serviços prestados a Mossoró e toda região. A Liga Mossoroense foi fundada por meio de uma Associação Civil em 22 de maio do ano 2000, sendo uma entidade sem fins lucrativos e de caráter exclusivamente filantrópico.

A LMECC oferece assistência especializada em Oncologia SUS, através das suas Unidades Hospitalares. A Unidade I é o Hospital da Solidariedade. Especializada em radioterapia, esta Unidade se destaca pelo atendimento multidisciplinar que conta com psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, odontólogo, fonoaudiólogo, entre outros profissionais da saúde. Situado em uma localização estratégica em Mossoró, o Hospital da Solidariedade é ligado por rodovias que facilitam o acesso de municípios vizinhos, bem como outras cidades do Nordeste.

A Unidade II é o Hospital da Liga Mossoroense, que é especializado no tratamento de pacientes oncológicos, oferecendo os serviços de quimioterapia, pronto-socorro para as intercorrências do tratamento, unidade de terapia intensiva (UTI), realização de exames e cirurgias. A Unidade ainda conta com um setor de pediatria que atende crianças e adolescentes de até 18 anos de idade.

De acordo com o Administrador Wamberto Barbosa, além da referência no atendimento, a LMECC é um ponto chave no atendimento oncológico em Mossoró e cidades circunvizinhas ao aproximar os estudantes universitários dos cursos da área da saúde ao dia a dia dos ambulatórios, consultas e cirurgias. “Os estudantes conseguem visualizar e ter contato de forma dinâmica e interdisciplinar com tudo que oferecemos aos pacientes, aprimorando o conhecimento e tornando o aprendizado ainda mais aprofundado”, frisa o Administrador.

A Liga Mossoroense tem como missão o combate ao câncer, oferecendo uma assistência humanizada aliada à alta qualidade de seus profissionais e o uso da mais moderna tecnologia na área, tendo como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças oncológicas, adulto e infanto-juvenil, bem como as demais atividades correlatas. Um desafio diário, onde a cura das pessoas é a maior recompensa para uma equipe que trabalha dia a dia com o objetivo de devolver a saúde do próximo.

“São 20 anos de Liga Mossoroense, 20 anos de trabalho extraordinário voltado para a população, onde nesse tempo inteiro nós conseguimos atender a milhares de pessoas, conseguimos devolver saúde a muitas dessas pessoas que nos procuraram nesse tempo todo e nos procuram diariamente. Tenho certeza que estamos apenas começando, pois outros desafios serão lançados e com a ajuda de todos vocês iremos vencer um a um”, destacou Paulo Henrique Monte, Presidente da LMECC.  

Ainda de acordo com a direção, atualmente a LMECC atende cerca de 320 pacientes ambulatoriais por dia em suas Unidades Hospitalares. A maioria dos casos atendidos é de Mossoró e região, principalmente dos 64 municípios que compreendem a 6ª Unidade Regional de Saúde (URSAP), sendo tratados desde crianças até idosos.

“São 20 anos de muitas realizações. A Liga Mossoroense chega aos seus 20 anos de uma maneira adulta, de uma maneira concreta e de uma maneira muito feliz, porque ela veio para ficar e veio para amenizar o sofrimento daqueles que no passado tinham que se deslocar da sua casa até cidades distantes. Hoje a Liga atende essa região de 64 municípios e quase um milhão e meio de habitantes, oferecendo um serviço de primeira linha”, comemora Dr. Cure Medeiros, Chanceler da LMECC.

Outros projetos também são desenvolvidos na Instituição, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC). Além deles, o projeto Amigos da Liga, que é uma forma permanente de contribuição mensal, bem como o I Simpósio Multidisciplinar em oncologia, que teve sua primeira edição realizada em agosto de 2019. Mais informações sobre a Liga Mossoroense e seus projetos podem ser acessadas em ligamossoroense.org.

Uma história de solidariedade, amor e cura

Fundada por um grupo de pessoas que tinham como premissas a solidariedade, o amor ao próximo e a vontade de ver as pessoas com o seu bem maior: a saúde, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer contou e ainda possui vários colaboradores, que participaram da sua fundação, corpo diretivo e até hoje contribuem para o crescimento da maior Instituição de tratamento do câncer via SUS de Mossoró e região.

“A fundação da Liga surgiu como uma questão de caridade, para não citar muitos nomes, digo o nome de duas pessoas que foram de suma importância para a criação da Liga Mossoroense, que são Bebete Falcão, minha irmã e Falcão Filho, meu tio. Eles participaram ativamente de um processo de uma criancinha que estava se tratando de câncer na época e se comoveram ao conhecer a situação. Assim, a gente criou antes da Liga a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), mas logo depois veio a Liga, que hoje é uma realidade na nossa cidade e região”, explicou Raimundo Falcão, um dos fundadores e ex-Presidente da LMECC.

Outro ex-Presidente que participa ativamente da Liga Mossoroense é o Senhor Neuzo Leite. O empresário relembra a criação da entidade e comemora o sucesso alcançado. “Um sonho idealizado por Dr. Cure (Chanceler), que enxergou a grande necessidade da criação, visto o alto número de pacientes que surgia no dia a dia”, relembra. “Salvar vidas é a especialidade dos que fazem a Liga, cuidando da doença das pessoas e curando muita gente. Sentimo-nos felizes por termos em Mossoró o Hospital da Liga e o Hospital da Solidariedade. Parabéns para todos que fazem a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer”, finaliza Sr. Neuzo.

Uma das fundadoras e também ex-Presidente da Instituição é a Senhora Edy Moura. Ela contou que no início os problemas financeiros eram muitos, mas hoje ao ver a instituição estruturada e salvando vidas a satisfação é sem tamanho. “É motivo de enorme felicidade ver algo que começamos lá atrás hoje ser uma realidade em nossa cidade, com hospitais bem estruturados e conseguindo restabelecer a saúde de tanta gente. Gostaria de dizer a todos os funcionários e diretoria que continuem com muito amor carinho ao próximo e pedir a população que ajude sempre que possível”, salientou a ex-Presidente.

Quem também tem seu nome gravado na história é a Senhora Izabel Barbosa. Ela participou da fundação da Associação de Apoio, tendo sido presidente entre os anos de 2018 a 2020. Para ela, o amor a esta causa é essencial para tamanha dedicação. “Tenho muito orgulho de participar desde a fundação da Casa de Apoio. Faz 23 anos que venci o câncer e hoje agradeço a Deus e aos amigos, como Dr. Cure (Chanceler), por estar viva e poder continuar ajudando. A Liga é uma instituição única. É um prazer poder contribuir com essa instituição tão querida”, comentou. 

Outro importante pilar da LMECC é a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região (RFCCMR), que é associada a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC). A Rede Feminina (RFCCMR) conta com a participação de mais de 60 mulheres, que atuam diretamente em sintonia com a Instituição, contribuindo para a aquisição de equipamentos e materiais de manutenção do dia a dia. Anualmente a Rede Feminina realiza o Chá Solidário, que movimenta toda a sociedade Mossoroense e toda a sua renda é revertida para melhorias nas Unidades Hospitalares da Liga.

“As voluntárias da Rede Feminina parabenizam a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer pelos seus 20 anos de serviços prestados ao município de Mossoró e cidades circunvizinhas, com sua equipe de profissionais especializados, excelentes equipamentos e um atendimento humanizado a todos os pacientes. É gratificante fazer parte dessa instituição”, ressaltou Margarida Costa, Presidente da Rede Feminina (RFCCMR).

20 anos de muitas lutas e conquistas, que tiveram a contribuição de muitas pessoas e toda sociedade. “Gostaríamos de agradecer a todos. Fica até difícil citar nomes, pois podemos esquecer alguém. Mas contamos com ajuda de uma gama de pessoas, como empresários, voluntariado, políticos, entidades representativa, imprensa etc. Mas foi uma luta que quando conclamamos todos disseram sim e isso nos deixa até emocionados”, conclui Dr. Cure Medeiros 

 Dr. Cure Medeiros

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Pesquisadores chineses dizem ter tratamento que pode interromper a pandemia sem uma vacina

Pesquisadores chineses dizem ter tratamento que pode interromper a pandemia sem uma vacina.


Pesquisadores chineses dizem ter desenvolvido um tratamento capaz de interromper a pandemia de Covid-19, enquanto uma centena de laboratórios em todo o mundo compete para produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Um medicamento em fase de testes na prestigiada Universidade de Pequim (Beida) permitiria não apenas acelerar a cura dos doentes, mas também imunizar temporariamente contra a Covid-19. Em entrevista à AFP, o diretor do Centro de Inovação Avançada em Genômica de Beida, Sunney Xie, explicou que o tratamento funciona em camundongos. Seu laboratório extraiu anticorpos de 60 pacientes curados da doença e os injetou em roedores.

" Após cinco dias, sua carga viral foi dividida por 2.500. Isso significa que esse medicamento em potencial tem um efeito terapêutico" afirmou.

Um estudo sobre esta pesquisa, publicado no domingo na revista especializada “Cell”, considerou que é um remédio potencial contra a doença e apontou que permite acelerar a cura.

"Somos especialistas em sequenciamento de células únicas, não imunologistas ou virologistas. Quando constatamos que nossa abordagem nos permitiu encontrar um anticorpo que neutraliza o vírus, ficamos muito felizes" comentou o professor Xie.

Segundo ele, o tratamento pode estar disponível antes do final do ano.

"A preparação dos ensaios clínicos está em andamento" acrescentou o pesquisador, especificando que serão realizados na Austrália e em outros países.

Com o declínio da pandemia na China, o país não tem portadores suficientes do vírus para realizar testes em humanos.

"O que esperamos é que esses anticorpos se tornem um medicamento especial para interromper a pandemia" disse.

Por O Globo

terça-feira, 19 de maio de 2020

Câmara de Mossoró decide prazos para LDO 2021

Câmara de Mossoró decide prazos para LDO 2021


Votação do projeto deverá ser concluída em 1º de julho
Câmara de Mossoró decide prazos para LDO 2021

Membros da mesa e líderes de blocos na sessão remota desta terça-feira, 19 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A sessão remota de hoje (19), a Câmara Municipal de Mossoró apresentou o calendário do Projeto de Lei 1.232/2020, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2021). O cronograma é baseado no Regimento Interno e apraza a análise da matéria, de autoria do Executivo.

Lido hoje em plenário, o projeto foi encaminhado à Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC). O prazo para envio de emendas será de amanhã (20) ao próximo dia 29. Para acelerar o trabalho da COFC, cada vereador poderá apresentar até 10 emendas.

Essas propostas de alteração ao texto serão lidas em 2 de junho, no plenário. A Comissão tem até 17 de junho para decidir sobre as emendas e dar parecer ao projeto. O colegiado anunciará a decisão em 23 de junho, quando a LDO 2021 será votada em primeiro turno.

Conclusão

A última etapa será em 1º de julho (segunda votação). Aprovada na Câmara, a LDO será enviada à Prefeitura para publicação no Jornal Oficial de Mossoró (JOM). O Executivo pode vetar alterações, mas cabe à Câmara a palavra final sobre o texto (manter ou derrubar vetos).

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Ozaniel Mesquita solicita atenção aos profissionais de saúde de Mossoró

Ozaniel Mesquita solicita atenção aos profissionais de saúde de Mossoró
    Vereador Ozaniel Mesquita (Dem)
Vereador destacou que reajustes salariais precisam ser revistos
Pensando na valorização dos profissionais da saúde do município de Mossoró, o vereador Ozaniel Mesquita (DEM) solicitou à Prefeitura a revisão do plano de cargos e carreiras dos servidores, além do reajuste dos plantões e piso salarial.
Está é uma antiga luta do vereador, que desde 2017 reivindica reajustes salariais e melhores condições de trabalho para enfermeiros, maqueiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da saúde que atuam no município.
De acordo com o vereador, que também é técnico de enfermagem socorrista do SAMU de Mossoró, os valores dos plantões dos profissionais da saúde não recebe reajuste há 9 anos. “E o piso salarial também não recebe o reajuste nas suas datas bases. Estas são algumas questões que precisam ser revistas com urgência”, afirmou.
 Ozaniel destacou que estes profissionais são os que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. “São estes profissionais que estão se arriscando neste momento tão difícil, para salvar vidas. Eles precisam ter seus direitos garantidos”, alertou.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Secundaristas fazem campanha por adiamento do Enem

EDUCAÇÃO

Secundaristas fazem campanha por adiamento do Enem

Inscrições vão até sexta-feira; provas estão marcadas para novembro

A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) promoveu nesta sexta-feira (15) a campanha virtual #AdiaEnem nas redes sociais, para que o Ministério da Educação (MEC) reveja o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19.Conforme calendário do MEC, as inscrições para o exame ficam abertas até a próxima sexta-feira (22), e as provas presenciais ocorrerão no dia 1º de novembro (linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias) e no dia 8 de novembro (ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias).

Para a Ubes, a manutenção desse calendário prejudica especialmente os estudantes que tiveram aulas interrompidas e não têm acesso à internet em casa ou a outros recursos para aprendizagem remota. “Muitos não têm condições de se preparar para a prova”, lembra a presidente da UBES, Rozana Barroso.

Segundo a Ubes, por causa da indisponibilidade de meios, a educação a distância não é alternativa para estudantes das periferias e da zona rural e também indígenas. A entidade ressalta que “adiamento não é cancelamento” e que cerca de duas dezenas de países já anunciaram o adiamento dos seus exames para ingresso nos cursos superiores.

Ontem (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu ao presidente Jair Bolsonaro o adiamento da aplicação de provas do Enem. “Um pleito importante que eu fiz ao presidente, e ele ficou de avaliar, disse que é muito importante e que havia uma demanda muito grande da Câmara, é o adiamento do Enem. Ele ficou muito sensível, ficou de avaliar e dar uma resposta”, disse Maia, como registrou a Agência Brasil.  

*Agência Brasil.                                      *Portal do RN

terça-feira, 12 de maio de 2020

*CMM faz sessão remota e tem pauta cheia*

*CMM faz sessão remota e tem pauta cheia*                                        _
_Vereadores apreciarão amanhã, de forma online, 116 matérias_
A Câmara Municipal de Mossoró analisará 116 matérias na sessão ordinária de amanhã (13), às 9h, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR). O trabalho foi regulamentado hoje (12), com a aprovação do Projeto de Resolução (PR) 06/2020, por unanimidade.

A matéria normatiza sessões ordinárias por SDR. As reuniões extraordinárias foram regulamentadas no último dia 15 – como as duas de hoje sobre o PR 06/2020. Na primeira, os vereadores votaram destaques ao projeto e, na segunda, a redação final da matéria, por SDR.

O PR/2020 é de autoria da presidente Izabel Montenegro (MDB) e foi aprovado, com três emendas, da oposição e da situação. “Esses destaques aperfeiçoam a proposta, que nos dá segurança jurídica para legislarmos remotamente na pandemia de covid-19”, avalia.

*Mais votações*

Amanhã, os vereadores destrancarão a pauta do plenário, obstruída desde o dia 18 de março. É que, um dia antes, a Câmara suspendeu atividades presenciais por causa do coronavírus. E as 115 matérias, já pautadas, ficaram pendentes (íntegra aqui: https://bit.ly/2LmmE3F).

Soma-se a Mensagem de Veto do Executivo 01/2020, que trata sobre a idade da frota do transporte coletivo de Mossoró. Esse veto já cumpriu o prazo regimental e também obstrui a pauta. As sessões ordinárias continuarão às terças e quartas-feiras, às 9h, por SDR.


*Vereadores atuam em plataforma online*

Na primeira sessão remota da história da Câmara, hoje, estavam no plenário apenas os membros da mesa diretora (presidente Izabel Montenegro, 1ª secretária Aline Couto e 2º secretário Ozaniel Mesquita).

E os líderes das bancadas: vereadores Alex Moacir (PP), líder do governo, e Alex do Frango (PV), líder da oposição. Também servidores essenciais. Os demais 16 parlamentares estavam em lugares diferentes.

*Conexão*

Todos, porém, trabalharam integrados na plataforma online de videoconferência (Zoom). A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró (canal 23.2 TCM e www.mossoro.rn.leg.br).

Esse formato será mantido, enquanto durar a atual calamidade pública. As reuniões serão nos moldes das presenciais: discursos em pequeno e grande expedientes, debate e votação de matérias legislativas.

Contudo, com adaptações para tornar mais prático o trabalho. É o caso do limite de cinco matérias legislativas por vereador. “A expectativa é de termos ótimos resultados”, prevê a vereadora Aline Couto.


sexta-feira, 8 de maio de 2020

Prefeitura prossegue com limpeza e desinfecção de prédios públicos; confira o cronograma

Prefeitura prossegue com limpeza e desinfecção de prédios públicos; confira o cronograma

......................................................................A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos, segue realizando a limpeza, desinfecção e higienização dos prédios públicos. Na tarde desta quinta-feira (7) o Mercado da Cobal recebeu pela segunda vez a limpeza, que é desenvolvido em parceria com a empresa Vale Norte.

“Estamos retomando o ciclo das lavagens que fizemos há 20 dias atrás. Começamos no mercado do Alto da Conceição e agora estamos voltando para Cobal novamente”, destacou Cid Batista, diretor executivo de Serviços Urbanos.

Equipe utiliza trajes especiais durante desinfecção. Foto: Pacífico Medeiros.

A lavagem é feita com detergente e em seguida a complementação da higienização com o hipoclorito de sódio. O cronograma de limpeza segue na próxima semana. Na segunda-feira (11) é a vez do Vuco-Vuco, e na terça-feira (12) é o Mercado Central que recebe o serviço.

“É muito importante essa limpeza, em meio a essa pandemia que estamos vivendo”, frisou, Cid. Em toda a limpeza, os funcionários envolvidos na ação estão protegidos com trajes especiais e máscaras.                                                *Ramon Nobre/Secom/PMM.

Styvenson sobre enfrentar Fátima em 2022: “Quem vai dizer é a população"

Política 

Styvenson sobre enfrentar Fátima em 2022: “Quem vai dizer é a população"

O senador Styvenson Valentim (Podemos)

O senador Styvenson Valentim (Podemos) não descartou uma disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. A possibilidade de enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições de 2020 foi confirmada na manhã desta sexta-feira (8) pelo próprio capitão, em entrevista à rádio 97 FM.

"Sinceramente, não digo mais nada. Quando disseram que eu poderia ganhar a Prefeitura de Natal, e eu disse quero não, Robinson me tirou da Lei Seca. Então, não quero ficar falando não. Em 2016 não queria. Já em 2018, o pedido veio da população. Então eu não tive como dizer não. Então entrei nessa e hoje não tenho como dizer não quero ser. Não sei como vai ser a movimentação da população", afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de ser candidato em 2020.

Ainda indagado sobre se realmente não descarta a chance de concorrer ao Executivo estadual, Styvenson mais uma vez deixou a possibilidade em aberto. "Quem vai dizer é a população. Espero que a população esteja satisfeita comigo no Senado. Tento fazer o melhor. Não descarto mais nada na minha vida. Só não vou ser ladrão", finalizou.

Sobre a gestão da professora Fátima Bezerra, o senador esquivou-se de uma avaliação, dizendo que vai esperar passar este momento de crise em razão da pandemia do novo coronavírus para poder fazer uma análise. "Sinceramente, esperei um ano, vou esperar como vai ser essa pandemia. E vai ter um momento que terei como analisar", pontuou.

Com informações do Agora RN

Fonte: Portal Grande Ponto

quinta-feira, 7 de maio de 2020

GOVERNO DO ESTADO APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA PAGAMENTO DO PISO

GOVERNO DO ESTADO APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA PAGAMENTO DO PISO

 
Encerrou a pouco a audiência do governo do Estado com O SINTE/RN. A principal pauta de negociação do encontro foi o cumprimento do pagamento do reajuste salarial do Piso nacional do magistério.

A categoria está em greve há dois meses, uma vez que, por Lei, o pagamento já era para ter sido efetuado em folha desde o mês de janeiro do corrente ano, para os trabalhadores e trabalhadoras em educação.

Mesmo sendo uma Lei federal, todos os anos o Estado tem que enviar um Projeto de Lei para aprovação da Assembleia e assim regulamentar o reajuste.

Na nova proposta apresentada nesta quinta, além de percentuais para o pagamento, o Governo reafirmou que enviará um Projeto que torne obrigatório o reajuste todo mês de janeiro, sem a necessidade de passar pelo parlamento.

A governador Fátima Bezerra (PT) participou do final da reunião e falou sobre as dificuldades encontradas em decorrência da crise financeira que herdou do governo Robson e agora agravado com a pandemia do novo coronavírus.

O coordenador geral da entidade, professor Rômulo, participou da audiência virtual e relatou que a proposta será apresentada para avaliação da categoria pelas redes sociais e plataformas virtuais. “Temos um problema em reunir a categoria presencialmente em assembleia em virtude da pandemia, mas vamos buscar um diálogo na medida do possível e de acordo com a opinião da base vamos buscar um meio de decidir se acataremos”.

A audiência teve também a mediação do deputado Estadual Francisco do PT. O parlamentar é professor de geografia, filiado ao SINTE/RN e presidi a comissão de educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO

REAJUSTE DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO
1ª Parcela - 3% - Junho/2020
2ª Parcela - 3% - Outubro/2020 - acumulado: 12,84%
3ª Parcela - 6,363 % - Dezembro/2020 - acumulado: 12,84%

RETROATIVO EM 11 PARCELAS EM 2021

40% do valor retroativo em 6 parcela iguais (fevereiro a julho - 6 x 13,33 milhões = R$ 80 milhões)
60% do valor do retroativo em 5 parcelas iguais (agosto a dezembro - 5 x 24 milhões + R$ 120 milhões)

Acumulado: R$ 300 milhões (reajuste mais retroativo)

Em caso de arrecadação extraordinária de fontes da educação, poderá ser antecipado o pagamento do referido parcelamento

*Câmara de Mossoró fará sessão remota terça-feira*

*Câmara de Mossoró fará sessão remota terça-feira*
   _Legislativo regulamentará sessões       ordinárias virtuais_


Por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), a Câmara Municipal de Mossoró realizará sessão extraordinária, terça-feira (12), às 10h. O Legislativo votará o Projeto de Resolução (PR) 06/2020, que regulamenta as sessões ordinárias virtuais na pandemia de covid-19.

A matéria complementará a Resolução 08/2020, que instituiu o SDR, no último dia 15, mas restrita às sessões extraordinárias. Ampliará o alcance para as ordinárias e, para isso, criará procedimentos. É o caso de novas normas para protocolo de matérias e rito da sessão.

*Base legal*

Com o PR 06/2020, a Câmara de Mossoró terá mais segurança jurídico administrativa para legislar remotamente, segundo a presidente da Casa, Izabel Montenegro (MDB). “Antes de iniciar as sessões ordinárias virtuais, estamos primeiro criando as regras regimentais”, explica.

A proposta, de autoria dela, prevê discursos nos pequeno e grande expedientes, projetos dos 21 parlamentares, entre outras normas. “Assim, vamos apreciar matérias importantes para Mossoró, principalmente relacionadas à calamidade pública”, reforça Izabel.


segunda-feira, 4 de maio de 2020

Ator Flávio Migliaccio, de 85 anos, é encontrado morto em sítio no Rio

Cultura

04/05/2020 12:04

Ator Flávio Migliaccio, de 85 anos, é encontrado morto em sítio no Rio

Flávio Migliaccio morreu aos 85 anos de idade.
Flávio Migliaccio morreu aos 85 anos de idade. O ator foi encontrado morto em seu sítio em Rio Bonito, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (4).

Flávio é muito conhecido pelo seu papel de Xerife na série de TV brasileira Shazan, Xerife e Cia., e pelo papel de Tio Maneco, na série exibida pela TVE.

Viveu personagens de destaque nas novelas  Rainha da Sucata, Perigosas Peruas, A Próxima Vítima, Vila Madalena, Senhora do Destino e Passione, entre muitas outras.

Fonte: Portal Grande Ponto

sábado, 2 de maio de 2020

Projeto de Allyson sobre desconto estudantil existe em 4 estados

Projeto de Allyson sobre desconto estudantil existe em 4 estados.                   

Deputado Estadual,Allyson Bezerra.

O projeto de lei que busca conceder desconto de 30% na mensalidade das universidades particulares do Rio Grande do Norte já é realidade em outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 No Rio Grande do Norte, o projeto de lei foi apresentado essa semana pelo deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) na Assembleia Legislativa. Ele destaca que o projeto se justifica pela pandemia do Coronavírus, que acomete o mundo todo.

Além disso, em razão das aulas suspensas como medida de combate à proliferação da Covid-19, as universidades privadas acarretam economia de gastos e essa redução deve se estender as mensalidades dos estudantes.

“Por conta das aulas suspensas, as universidades particulares conseguem economizar em gastos com energia, água, prestação de serviços de terceirizados, produtos de expediente e materiais de limpeza. Como a universidade tem essa economia, é justo que a economia beneficie também os estudantes”, destacou Allyson.

O Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Potiguar (UNP) o estudante Raphael Targino destaca a importância do projeto de lei que prevê a redução de 30% da mensalidade das universidades privadas do Rio Grande do Norte.

"Desde março com a suspensão das atividades presenciais como medida de combate a pandemia do Coronavírus, nós estudantes estamos sofrendo vários prejuízos e isso não vem sendo refletido nas mensalidades. As universidades do ensino privado têm adotado medidas de redução de gastos, como corte de benefícios, redução de salários, entretanto isso não tem tido reflexo nenhum nas mensalidades dos estudantes", destacou ele.

No estado, o projeto de lei já foi protocolado e aguarda análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que tem como presidente o deputado Kleber Rodrigues (PL).

Devido à importância do assunto, o projeto já é realidade em outros estados.

No último dia 27 de abril, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o projeto de lei semelhante que concede a redução do valor na mensalidade de escolas e universidades privadas. O PL foi apresentado pelo deputado estadual Rildo Amaral (Solidariedade) e foi aprovado por unanimidade pelos demais deputados em sessão remota.

No Rio de Janeiro, o projeto de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), presidente da Casa, Dr. Serginho (PSL) e Rodrigo Bacellar (Solidariedade), também propõe uma redução de 30% nas mensalidades enquanto durar a pandemia.

O projeto já recebeu parecer da Comissão de Constituição e Justiça com emendas que criaram um critério de desconto escalonado, levando em consideração o número de alunos matriculados em cada instituição.

No Rio Grande do Sul, o projeto de redução das mensalidades em escolas e universidades privadas, proposto pelos deputados Luciana Genro, Edson Brum e Dr. Thiago Duarte foi admitido na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O projeto teve nove votos favoráveis e um contrário. O PL está previsto para ser votado na CCJ no dia 19 de maio, para aprovação. Depois disso, estará apto para ser votado em plenário, em uma sessão virtual sem data para ocorrer, mas prevista para o final de maio.

No início de abril, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul emitiu uma recomendação para que as instituições de ensino privadas que considerem um desconto no valor das mensalidades, tendo em vista, a suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia.

“Vivemos um momento delicado em todo o mundo em razão da pandemia e sabemos que os estudantes também estão sendo prejudicados com as aulas presenciais suspensas e nosso objetivo é que a economia das universidades seja refletida nas mensalidades dos alunos. Contamos com a sensibilidade dos deputados estaduais para aprovação dessa matéria o quanto antes”, conclui Allyson Bezerra.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Brasil registra 91.589 casos de coronavírus e 6.329 mortes pela doença

Brasil registra 91.589 casos de coronavírus e 6.329 mortes pela doença

                    

Situação do coronavírus no Brasil até hoje - 01.05.2020

  •  91.589 diagnosticados com COVID-19
  •  6.329 óbitos (7%)
  •  47.221 em acompanhamento* (51.6%)
  •  38.039 recuperados* (41,5%)
  •  1.642 óbitos em investigação

*estimativas sujeitas a revisão. Grupos de risco

Pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham comobirdades, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus.                                  * atualização em Sexta, 01                             de Maio de 2020, 19h38*

Por Nicole Beraldo, da Agência Saúde


Morre Emery Costa

Morre Emery Costa

      Emery Costa tinha 74 anos (Foto:                reprodução
A covid-19 faz mais uma vítima. Desta vez foi o jornalista Emery Costa que faleceu hoje, 1º de maio, às 13h30, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas em Natal.

Ele estava internado desde o dia 18 de abril quando começou a sentir complicações em Mossoró e foi transferido para Natal.

Emery tinha 74 anos, era casado e deixa dois filhos.

Por ser um paciente vítima de covid-19 não haverá velório.

Ainda hoje será publicada reportagem contando a trajetória de Emery.

Nota do Blog: escrevi esse texto com lágrimas. Perdi um amigo querido, uma das pessoas que mais admirava no jornalismo                                        ●BlogdoBarreto

←  Anterior Proxima  → Inicio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Clique na imagem e conheça à loja no instagram

Publicidade

Publicidade
Ouça a melhor da região

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade