Tecnologia do Blogger.

Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Ufersa busca parcerias junto IFRN e Aeronáutica

Ufersa busca parcerias junto IFRN e Aeronáutica

No IFRN, a reitora Ludimilla Oliveira manteve contato com o reitor pro tempore, Josué Moreira, onde trataram de cooperação técnica/Foto: Cedida

Com o objetivo de impulsionar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a gestão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido busca parcerias técnicas com seguimentos fora da Universidade. Nesta terça-feira, 29, a reitora Ludimilla Oliveira manteve contatos na capital. A professora despachou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, o IFRN e, na Base Aérea de Natal. Ludimilla Oliveira acredita que esses encontros são fundamentais para o crescimento e projeção da Ufersa.

No IFRN, a reitora manteve contato com o reitor pro tempore, professor Josué Moreira, onde trataram de cooperação técnica entre as duas instituições. “Abordamos questões administrativas como a cessão e a redistribuição de servidores; cooperação para a qualificação, por meio de convênios na pós-graduação, e também ações voltadas para a pesquisa, principalmente, na área das ciências agrárias” pontuou. A visita oficial foi para aproximar as duas instituições com vistas a cooperações e convênios futuros.

Com a aeronáutica a reitora vislumbra novas oportunidades para o crescimento institucional/Foto: Cedida

Já na Base Aérea Militar o assunto em pauta foi o apoio da aeronáutica ao Projeto Flyby Experience Brasil, desenvolvido pelo coordenador do Flyby o estudante de Engenharia Mecânica da Ufersa, David Emerson. “Vamos continuar dando todo apoio ao Flyby, em 2021, e vamos firmar outras cooperações voltadas para ampliação de espaços, principalmente, nas engenharias” pontuou.

Na Base da Aeronáutica a reitora vislumbra com novas oportunidades para o crescimento institucional. “São as visitas técnicas, aulas de campo, enfim, outras interações que vão possibilitar aos nossos estudantes conhecer as diversas áreas de atuação da Base Militar de Natal”. A professora assegurou que a Ufersa firmará convênio com essa finalidade.

Na Base da Aérea de Natal a reitora Ludimilla Oliveira foi recebida pelo Brigadeiro Rivero, Comandante da Ala 10; pelo Cel. Intendente Elésio; Comandante da BANT e, pelo Cel. Aviador Bergo, Chefe de Estado Maior da Ala 10. A professora estava acompanhada do assessor especial, professor Hudson Palhano e, pelo estudante David Emerson, coordenador geral do Flyby Experiense Brasil.

 


terça-feira, 1 de setembro de 2020

Plenário aprova 23 vagas na Câmara de Mossoró

Plenário aprova 23 vagas na Câmara de Mossoró


Legislativo votou mudança em primeiro turno, hoje (1º)
Plenário aprova 23 vagas na Câmara de Mossoró

Sessão extraordinária nesta terça-feira (1), quando o plenário aprovou emenda, em primeiro turno (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (1º), em primeiro turno, ampliação de 21 para 23 vagas na Casa. Por unanimidade, em sessão extraordinária, o plenário foi favorável emenda à Lei Orgânica do Município (01/2020), que adéqua a composição do Legislativo à nova faixa populacional de Mossoró.

O município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu 300.618 habitantes. Com isso, conquistou o direito a 23 vagas na Câmara, conforme o artigo 29 da Constituição Federal. As 21 vagas eram baseadas na população até 2019: 297.378 habitantes.

A Carta Magna de 1988 estabelece 21 vagas para municípios entre 160 mil e 300 mil habitantes e 23 cadeiras nas cidades de mais de 300 mil até 450 habitantes – atual perfil de Mossoró. O IBGE divulgou oficialmente a nova estimativa populacional de Mossoró, quinta-feira (27).

Procedimento

A segunda votação da emenda à Lei Orgânica está prevista para próximo dia 14. Entre os primeiro e segundo turnos de votação, há necessidade de dez dias de interstício. Concluída até o prazo final para as convenções partidárias (dia 16), a mudança valerá para a eleição de 2020.

Ou seja, no pleito de 15 de novembro, o eleitor mossoroense elegerá 23 parlamentares, que assumirão o mandato na Câmara em 1º de janeiro de 2021. Após a segunda votação, a emenda será imediatamente enviada para publicação no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

Mais representatividade

A presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), reiterou não haverá aumento de despesa. Os parâmetros legais do duodécimo, segundo ela, continuam o mesmo. Lembrou quando da redução de 21 para 13 vagas na Casa (2004-2012). O repasse à Câmara continuou o mesmo.

A vereadora considera positivo o aumento de vagas. “Conferirá mais representatividade à população de Mossoró, é interessante para os partidos políticos. Ninguém sabe quem serão os eleitos em 15 de novembro, mas sabemos que a cidade terá mais representantes”, comenta.

Sem aumento de custo

Para o vereador Alex Moacir (PP), líder da situação, o ajuste da lei orgânica é obrigação da Câmara. “O município não gastará um centavo a mais para ter mais dois vereadores e, de quebra, ampliará a representatividade popular na Câmara Municipal”, pondera.

Vereador de oposição, Genilson Alves (Pros) ressaltou que a mudança dará mais oportunidades, e citou seu exemplo. “Quando disputei a eleição para 13 vagas, não fui eleito. Consegui na eleição seguinte, com 21 cadeiras. Quanto mais fiscais do povo na Câmara, melhor”, observa.                                              por Regy Carte — publicado 01/09/2020 12h28, última modificação 01/09/2020 12h28

←  Anterior Proxima  → Inicio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Clique na imagem e conheça à loja no instagram

Publicidade

Publicidade
Ouça a melhor da região

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade