Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Publicidade

Publicidade

terça-feira, 31 de março de 2020

Folha:Morto pelo coronavírus, professor no RN financiava secretamente alunos

Folha:Morto pelo coronavírus, professor no RN financiava secretamente alunos

Químico, Luiz Di Souza tinha 61 anos e era diabético                31.mar.2020 às 11h54

RIO DE JANEIRO E SANTOS

Um homem inteligente, "cientista nato", mas, acima de tudo, bondoso, que ajudava seus alunos pagando do próprio bolso cursos e eventos. É assim que o professor Luiz Di Souza será lembrado na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), onde lecionou por mais de 20 anos.

O professor de química, que tinha 61 anos, morreu no sábado (28) em um hospital de Mossoró, onde morava, uma semana depois de ter sido internado para tratar de complicações decorrentes da contaminação por coronavírus. Diabético, Souza foi a primeira morte pelo novo coronavírus confirmada no Rio Grande do Norte. Ele deixou a mulher, Margareth, dois filhos, Maria Paula e Kassyo, e uma neta.

A filha, de 19 anos, diz que o pai, que amava viajar, não tinha feito nenhuma viagem recentemente e que a suspeita é de que tenha sido contaminado no contato com outra professora da universidade, que deixou a UTI na segunda (30) e segue em isolamento.

Segundo relatos de alunos, Souza estava sempre à disposição em seu laboratório para ajudar na disciplina dele ou de outros. "No decorrer do curso, foi se tornando um pai para todos nós", afirma a ex-estudante Ronale Azevedo, 30.

A colega Kelania Mesquita, também do departamento de química da UERN, conta que, para ajudar os alunos pobres do curso, Souza inventava uma bolsa que o aluno receberia, mas que, na verdade, era paga por ele, muitas vezes, secretamente. "Era um profissional competente e exigente, ao mesmo tempo que era acolhedor", diz.

O mineiro de 61 anos nasceu em Alagoa, mas dias depois se mudou com a família para Aparecida, em São Paulo. Estudou engenharia química em Lorena, cidade dos arredores, e fez mestrado e doutorado na Universidade Federal de São Carlos.

Cerca de 20 anos atrás, passou por um processo seletivo e mudou-se para o Rio Grande do Norte. Coordenava um grupo de alunos de diversos anos da faculdade de química que se apresentava com histórias teatrais em escolas do estado, o Fanáticos da Química, numa forma lúdica de apresentar a disciplina para crianças.

A UERN decretou luto oficial com hasteamento da bandeira a meio mastro.                                                                        Fonte: UOL

Fonte: Portal Grande Ponto

Câmara de Mossoró prorroga suspensão de atividades



     

Câmara de Mossoró prorroga quarentena até 30 de abril  


Legislativo estende quarenta                      até o próximo dia 30 de abril

Câmara Municipal de Mossoró:                      providências contra coronavírus    .             
A Câmara Municipal de Mossoró decidiu, hoje (31), prorrogar a suspensão das atividades até o próximo dia 30 de abril, com base no Ato da Mesa nº 07/2020, de 13 de março de 2020, que regulamenta providências no Legislativo Municipal contra o novo coronavírus (covid-19).

Com isso, permanecem suspensas sessões ordinárias, audiências públicas e outras reuniões plenárias, bem como atendimento ao público e expediente interno (exceto serviços essenciais), em razão da pandemia. A presidente da Casa, Izabel Montenegro (MDB), considera a medida necessária. 

“Diante do avanço do novo coronavírus e de determinações do Município, Estado e União, e de postura semelhante de outros órgãos públicos no Rio Grande do Norte, não nos resta outra decisão. O momento nos impõe responsabilidade renovada com a vida humana”, justifica.

Acrescenta que, enquanto perdurar a quarentena, os vereadores e vereadoras continuarão a colaborar contra Covid-19 em diversas frentes, e poderão ser convocados para sessão deliberativa, em caso de urgência. “Agradecemos, de antemão, a compreensão”, conclui.

Por: Regy Carte Foto: Edilberto Barros

Ufersa começa a produzir máscaras de proteção para profissionais de saúde

Ufersa começa a produzir máscaras de proteção para profissionais de saúde

Impressoras 3D da Ufersa Mossoró que começaram a produzir máscaras de proteção / Foto cedida

As Face Shields – como são conhecidas as máscaras – funcionam como um equipamento de proteção individual extremamente seguro que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais / Imagem ilustração

As máquinas estão funcionando uma média de 12 horas para produzir uma média de 25 peças / Foto cedida

Mais uma força tarefa foi montada pela Ufersa para auxiliar no combate a pandemia do COVID19. Dessa vez, a Universidade está com um trabalho de produção de máscaras de proteção direcionadas aos profissionais de saúde de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

As Face Shield– como são conhecidas as máscaras – funcionam como um equipamento de proteção individual extremamente seguro que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos. As peças previnem o contágio contra vírus, bactérias e outras contaminações.

Em Mossoró, as máscaras estão sendo produzidas por seis impressoras 3D no Laboratório de Ciência da Computação. Segundo o professor Leonardo Casillo, que está a frente desse trabalho, as impressoras são do Centro de Engenharia, do CITED e do próprio laboratório de computação. As máquinas estão funcionando uma média de 12 horas para produzir uma média de 25 peças. “Estamos trabalhando com esse tempo para não sobrecarregar as impressoras e danificá-las, mas se for necessário podemos verificar a possibilidade de deixar mais horas funcionando”, explicou o professor Casillo.

Na prática, as impressoras 3D produzem as tiaras que são ajustadas às cabeças das pessoas. Nessas tiaras são fixadas folhas grossas de acetato e elástico. Após toda a produção, as peças são higienizadas e depois ensacadas para o envio. As máscaras produzidas pela Ufersa serão destinadas aos profissionais das unidades básicas de saúde de Mossoró. A professora do curso de medicina, Andrea Taborda, deve fazer o planejamento de como será essa distribuição. Só na Ufersa Mossoró são 10 pessoas, entre professores, técnicos e alunos, envolvidos nessa linha produção.

MÁSCARAS NOS CAMPI – Além de Mossoró, impressoras 3D também estão produzindo as face shields nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. As peças serão destinadas as unidades básicas locais de saúde. E assim como Mossoró, professores, técnicos e alunos dos três campi da Ufersa estão trabalhando nesta iniciativa de combate ao COVID19.                                              Fonte: Assecom da Ufersa

Prefeitura de Mossoró compra mil testes rápidos do novo coronavírus

Prefeitura de Mossoró compra mil testes rápidos do novo coronavírus

Após a chegada dos primeiros testes rápidos do novo coronavírus no Brasil, a prefeita Rosalba Ciarlini determinou a compra imediata de mil testes rápidos para Mossoró. O Município está investindo R$ 110 mil reais na compra de mil testes que serão utilizados prioritariamente nos servidores de saúde das UPAs e SAMU. A previsão é que esses kits de teste cheguem ainda neste mês de abril. A escolha desses profissionais é pelo fato de estarem na linha de frente no salvamento de vidas e em constante atendimento médico à população.


“A nossa intenção é ampliar o acesso ao diagnóstico para que possamos agir e encaminhar os pacientes conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Essa é mais uma ação executada pela nossa gestão nesses tempos de pandemia, onde precisamos adotar medidas rápidas e efetivas, identificado casos e agindo para que essas pessoas possam buscar o tratamento o mais rápido possível ”, explica a prefeita Rosalba Ciarlini. 

Os resultados dos testes rápidos apontam se o indivíduo tem ou não Covid-19 de 15 a 30 minutos. O Ministério da Saúde indicou as orientações de utilização do teste rápido. “Entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de coronavírus coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.”, informou                                                        .                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

segunda-feira, 30 de março de 2020

Areia Branca tem primeiro caso confirmado de Coronavírus.

BOLETIM COVID-19
NOTA À POPULAÇÃO

AREIA BRANCA TEM PRIMEIRO CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca, confirma o primeiro caso positivo de Coronavírus *notificado no nosso município*. O caso foi confirmado nesse dia 29, domingo, pelo Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). 

Apesar de ter apresentado os sintomas e ter sido examinado em Areia Branca, o paciente é residente de outro município e como está apresentando apenas sintomas leves o mesmo já se encontra em isolamento na sua própria residência sendo monitorado pela equipe de saúde. 

A Secretaria de Saúde de Areia Branca reitera o pedido sincero de colaboração a toda a população areia-branquense para seguirem as orientações de isolamento social, pelo bem individual e coletivo. 

Areia Branca/RN, 30 de Março de 2020.

Novo Decreto prorroga por mais uma semana fechamento do comércio e antecipa férias escolares do município

Novo Decreto prorroga por mais uma semana fechamento do comércio e antecipa férias escolares do município
A prefeita Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta segunda-feira, 30, com representantes da classe empresarial da cidade para discutir medidas de contenção e prevenção ao coronavírus. Na ocasião, os participantes foram informados sobre o novo Decreto municipal, 5.638, cujas determinações prorrogam os prazos do Decreto 5631, permanecendo as orientações de fechamento do comércio até a próxima segunda-feira, 6.
Com relação ao comércio, o Art. 2º determina que “fica prorrogado até 6 de abril de 2020 o prazo de que trata o art. 2º do Decreto n. 5631, de 23 de março de 2020”, diz. 
Já em relação ao recesso escolar, o Art. 3º detalha que “fica antecipado o recesso escolar para o período de 17 a 30 de abril de 2020”, informa. 
“São medidas necessárias, importantes, para que nós possamos cada vez mais prevenir o coronavírus e evitar a sua propagação em Mossoró. Por isso, entendemos que é necessário manter as escolas municipais fechadas. Durante o mês de abril, nós teremos uma antecipação do recesso escolar que seria em junho, para que as escolas fiquem sem funcionar. Acredito que o Governo do Estado irá tomar essa mesma posição com relação às escolas estaduais. Eu recomento que as universidades e as escolas particulares mantenham também a mesma postura”, explicou a prefeita Rosalba Ciarlini. 
De acordo com ela, o município precisa evitar que os números aumentem. “Precisamos evitar que os casos de coronavírus aumentem na nossa cidade, porque quanto mais eles aumentarem, mais difícil vai ser para toda estrutura hospitalar. E nós não poder o risco de ter uma situação incontrolável. Evitar é o melhor remédio”, continuou.
Sobre a reunião com os empresários, Rosalba Ciarlini destacou que expôs a situação da pandemia no município. “Fizemos um relato da situação a qual estamos, para mostrar que ainda não é o momento de reabertura do comércio, ainda não é momento de se voltar à normalidade, muito pelo contrário. Precisamos restringir cada vez mais o ir e vir das pessoas, diminuir as aglomerações. Todos precisam entender que a hora é de ficar em casa. É momento de resguardo”, disse.
Wellington Rodrigues, presidente do CDL falou sobre a conversa com a prefeita. “Conversamos sobre assuntos importantes para o município neste momento. Vamos limitar o funcionamento do comércio, por mais uma semana, permitindo apenas alguns setores, até ver como vai evoluir essa questão da pandemia”, destacou.
Michelson Frota, presidente do SINDIVAREJO destacou que a população precisa ter cautela. “É um momento de cautela, de união. Acreditamos que as medidas tomadas entre Prefeitura e Governo do Estado devem ser alinhadas e paralelas. E aos poucos as coisas vão acontecendo, de acordo com a expansão do vírus. Sabemos da responsabilidade de todos, pedimos cautela nesse momento, As decisões que estão sendo tomadas aqui realmente são tomadas em cima de números, de forma que as pessoas possam entender que o que queremos é o melhor para todos”, concluiu.
Ainda participaram da reunião, o presidente do SINDUSCON, Sérgio Freire; o presidente da ACIM, Vilmar Pereira, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto, o consultor geral do município, Anselmo de Carvalho e a chefe de Gabinete, Jacqueline Amaral.
Novas medidas – O Decreto 5.638 ainda traz novas recomendações aos serviços essenciais, tais como farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidoras de medicamentos e de produtos e insumos médico-hospitalares e congêneres. Outra inclusão no documento contempla como essenciais estabelecimentos como de oficinas mecânicas e borracharias, em especial para o suporte de transporte de carga de serviços essenciais nas estradas e rodovias, incluindo o comércio de autopeças e ferramentas.

Allyson destina R$ 1 milhão para compra de respiradores e insumos para combate ao coronavírus

Allyson destina R$ 1 milhão para compra de respiradores e insumos para combate ao coronavírus                                                   

 Deputado Allyson Bezerra, destina 1 milhão para aquisição de respiradores.

Com o objetivo de reforçar o enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), o Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), destinou emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil para a saúde pública do Rio Grande do Norte. Somando assim, o valor de R$ 1 milhão em emendas para o combate à doença.

Todo o valor, segundo o parlamentar, deve ser usado para a compra de respiradores e insumos como máscara de proteção, álcool e demais insumos necessários.

Allyson já havia destinado o montante de R$ 650 mil para compra de insumos do Hospital Regional Tarcísio Maia, Hospital Maternidade Almeida Castro, Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECCC), ambos em Mossoró, e do Hospital Maternidade Joaquina Queiroz, em Alexandria.

Agora ele destina mais R$ 350 mil, especialmente, para a compra de respiradores, que vão ajudar no tratamento das pessoas infectadas pela doença.

“Precisamos somar esforços e união de todos para o combate a doença. Nosso mandato já havia destinado R$ 650 mil para a compra de insumos e nós percebemos essa necessidade e decidimos destinar mais R$ 350 mil para compra de respiradores, que vão garantir salvar vidas”, explicou Allyson.

Coronavírus

O último levantamento divulgado pelo Governo do Estado (dia 25 de março) informa que o Rio Grande do Norte tem 19 casos confirmados do novo coronavírus e 1125 casos suspeitos.

Segundo o Ministério da Saúde, o quadro deve ser agravar no Brasil nos próximos três meses

UBS Raimundo Renê realiza vacinação “drive thru” no bairro Boa Vista

UBS Raimundo Renê realiza vacinação
“drive thru” no bairro Boa Vista
A Unidade Básica de Saúde Raimundo Renê Carlos Castro, localizada no bairro Boa Vista, realizou na manhã desta segunda-feira (30), em frente a Unidade, uma vacinação em “drive thru”, vacinação no carro, para idosos acima de 60 anos. 

Os profissionais de saúde estavam todos preparados, com os equipamentos necessários, vacinando exclusivamente esse público-alvo nessa primeira etapa da Campanha de Vacinação.
 Maria José de Oliveira, de 72 anos, moradora do bairro, está cumprindo todas medidas de segurança para evitar uma possível contaminação do novo coronavírus. “Faz 20 dias que a gente não sai de casa. Saímos hoje para se vacinar. Estou muito contente por saber que estamos com essa vacinação aqui no carro.”, disse a aposentada.

Maria Alves Muniz, de 83 anos, doBoa Vista, também aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Essa vacinação no carro é ótima. Facilita para a gente tomar a vacina.”, afirmou. 

As Unidades de Saúde de Mossoró estão vacinando de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A vacina que o Ministério envia é a trivalente, que protege contra os tipos de Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B.

Pensando em facilitar ainda mais o acesso da vacinação contra a H1N1 para idosos e profissionais de saúde, a Prefeitura vai disponibilizar um “drive thru”, a vacinação sem sair do carro, na Estação das Artes Elizeu Ventania a partir da próxima semana. A data deve ser divulgada em breve pela Secretaria de Saúde.

A segunda etapa da Campanha Nacional contra Influenza começa no dia 16 de abril para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira e última etapa inicia no Dia D de mobilização nacional, 09 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional.                  

Sobe para 77 o número de casos confirmados da Covid-19 no Rio Grande do Norte

Sobe para 77 o número de casos confirmados da Covid-19 no Rio Grande do Norte

Subiu de 68 para 77 o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte. De acordo com dados do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (30) pela Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública), são mais 1.494 casos suspeitos, 379 descartados e um óbito.

Agora são 14 municípios do estado com confirmação da doença: Natal (36), Mossoró (16) e Parnamirim (10) concentram os casos confirmados. Caicó e São Gonçalo do Amarante, ambos com 02 casos; e Assú, Apodi, Carnaubais, Luís Gomes, Macaíba, Monte Alegre, Passa e Fica, São José de Mipibu e Tibau, todos com 01 caso, completam a lista.

Dentre os 77 casos confirmados, 75 são de residentes no Rio Grande do Norte. Os outros dois são de Recife/PE e Fortaleza/CE.                                         Fonte: Portaldooeste.com

domingo, 29 de março de 2020

Saúde confirma mais dois casos do novo coronavírus em Mossoró

Saúde confirma mais dois casos do novo coronavírus em Mossoró

A Secretaria Municipal de Saúde confirma mais dois casos do novo coronavírus em Mossoró. Com isso, a cidade passa a ter 16 casos de Covid-19. 

Os perfis confirmados divulgados hoje, 29, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESAP, são: mulher de 31 anos e homem com 47 anos. 

De acordo com dados da SESAP, o Rio Grande do Norte contabiliza mais 23 novos casos de coronavírus. Ao todo, o estado tem 68 pessoas com o novo coronavírus (Covid-19).

sábado, 28 de março de 2020

UERN divulga nota de pesar comunicando morte do professor DR. Luiz Di Souza

UERN divulga nota de pesar comunicando morte do professor DR. Luiz Di Souza                                                                                                    A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Dr. Luiz Di Souza, ocorrido neste sábado, 28 de março.

Luiz Di Souza tinha 61 anos, era diabético e estava internado desde a última terça-feira (24), com sintomas de Coronavírus (COVID-19). O resultado positivo do exame saiu hoje (28), mas, infelizmente, o professor não resistiu.

Lotado no Departamento de Química, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), o professor Luiz Di Souza trabalhou durante mais de 20 anos na UERN, contribuindo com a graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação da UERN. Entre seus projetos, destaca-se o grupo Fanáticos da Química, que utiliza a linguagem lúdica na popularização da Ciência.

A Universidade se solidariza com a família, amigos e alunos do professor Luiz Di Souza, agradecendo sua dedicação e o relevante trabalho em todos esses anos. A UERN decreta luto oficial com hasteamento da bandeira a meio mastro. Devido aos riscos da doença, não haverá velório.

Mossoró registra primeira morte pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte.

Mossoró registra  primeira morte pelo  novo coronavírus no Rio Grande do Norte.                                                                          Sesap-RN,fez postagem em rede social.                                                                             A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró acabam de confirmar, na noite deste sábado (28/03), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A vítima é um homem de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve contato com caso suspeito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O paciente deu entrada em hospital privado na cidade de Mossoró no dia 21 de março, na última sexta-feira (27) teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite deste sábado. O Governo do RN e a Prefeitura de Mossoró se solidarizam com a família e desejam força para superar esse difícil momento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade.

O mote para eleição de outubro em Areia Branca em evento do MDB

MDB faz evento em Areia Branca e            surge o mote para eleição de outubro.         Ex-prefeito Dr.Beguinho, Prefeita Iraneide Rebouças(Vermelho), Veronica Bruno e Dr. Bruno Filho (verde).Foto: rede social.                                                                                      O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), realizou evento da regularização      e assinatura de filiados ao partido para a eleição de 4 de outubro na cidade de Areia Branca.                                                                                                                                         A sigla partidária é  presidida pelo médico e ex-prefeito  Bruno Filho que administrou à cidade por duas vezes e sempre tem uma avaliação muita boa junto a  população.                                                                                                                                   A  Prefeita Iraneide Rebouças,         participou do ato juntamente com o médico e ex-prefeito Ruidenberg Ferreira Souto(Dr.Beguinho), presentes também à  senhora  Veronica Bruno, o engenheiro Thiago Tavernard, Marco Garcia e Oton Bruno. Sem à presença da população para evitar aglomeração por conta da pandemia covid-19.
O evento mostra o mote para a eleição municipal de outubro em Areia Branca. E que na foto do evento se não houver impecilho superior está o vice na chapa da Prefeita Iraneide Rebouças  que vai tentar à reeleição.                                                                                                                                                                                                      .                                                                        

Em números atualizados, Mossoró conta agora com 13 casos do novo coronavírus.

Secretaria Municipal de Saúde confirma mais oito casos do novo coronavírus em Mossoró
A Secretaria de Saúde de Mossoró recebeu, na noite desta sexta-feira (27), a confirmação de mais oito casos do novo ₩coronavírus na cidade. Cinco pacientes estão em isolamento domiciliar, encontram-se bem, alguns já não apresentam mais sintomas. Dois em internamento hospitalar, mas estão estáveis. Uma paciente internada em UTI, ainda inspira cuidados, mas está estável.

Pacientes em isolamento domiciliar: três mulheres de 31, 35 e 40 anos. Dois homens de 37 e 65 anos; Pacientes em internamento hospitalar: uma mulher de 47 anos e um homem de 61 anos; Uma mulher internada em UTI de 50 anos.

Em números atualizados, Mossoró conta agora com 13 casos do novo coronavírus. Em breve os números de suspeitos, descartados e confirmados serão atualizados no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

A Secretaria de Saúde de Mossoró também está investigando um óbito que ocorreu no dia (25) de uma mulher, de 67 anos, com comorbidade. Amostras foram recolhidas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN) para descartar ou não a suspeita do coronavírus. Assim que os resultados estiverem prontos a SESAP deve divulgar em seu boletim epidemiológico.

sexta-feira, 27 de março de 2020

PREFEITURA ACATA SUGESTÃO DE EMILIO FERREIRA SOBRE ABRIGOS PROVISÓRIOS

PREFEITURA ACATA SUGESTÃO DE EMILIO FERREIRA  SOBRE ABRIGOS PROVISÓRIOS
Vereador Emílio Ferreira, alertou para         a situação de moradores de rua.
A prefeita Rosalba Ciarlini confirmou que a Escola Municipal Leôncio José de Santana, conhecido como Colégio Evangélico, vai servir como abrigo provisório para as pessoas em situação de rua, neste momento de prevenção e contenção do Corona Vírus. 

A prefeitura de Mossoró acatou proposta apresentada pelo vereador Emilio Ferreira                     (https://www.mossoro.rn.leg.br/institucional/noticias/emilio-propoe-escolas-como-abrigos-provisorios?fbclid=IwAR26OpWzBslzTcJepbxO5NrLALiKBg-PxMMFgbwa_xJqH0Pc7WrxwFpVAzw) que, na segunda-feira passada, alertou quanto a situação dos moradores de rua, citando a vulnerabilidade não apenas social, mas também sanitária, aumentando consideravelmente a probabilidade de se contrair o Covid-19. O parlamentar sugeriu a utilização de escolas do município como abrigos provisórios para pessoas em situação de rua.

“Fico feliz que a prefeita Rosalba Ciarlini tenha sido sensível a ideia que apresentamos na segunda-feira. A pandemia do Covid-19 é muita série, em escala global e nós não podemos deixar essas pessoas vulneráveis entregues a própria sorte”, comentou Emilio Ferreira.

De acordo com o município, uma equipe da secretaria de educação início hoje o trabalho de organização da unidade de ensino. As salas estão sendo esvaziadas e preparadas para receber as pessoas. A escola será adaptada e a ação será concluída nos próximos dias.

https://www.prefeiturademossoro.com.br/colegio-evangelico-se-prepara-para-receber-pessoas-em-situacao-de-rua/

Coronavírus: Vereador do RN e esposa da resultado positivo

Coronavírus: Vereador do RN e esposa da resultado positivo

Imagem: Reprodução
A assessoria de imprensa do casal Raniere Barboa (Vereador pelo Avante – Natal) e sua esposa Karla Veruska (Presidente do Avante Potiguar) acaba de informar o teste positivo do casal para o Coronavírus.
Um evento do partido AVANTE no último dia 13 foi a chave de aceso do casal ao vírus. O deputado mineiro Luís Tibé, que estava no evento, foi o primeiro a testar positivo para o Coronavírus.

O prefeito Álvaro Dias também se fez presente no evento, inclusive usou o mesmo microfone que palestrou Luís Tibé. O médico caicoense encontra-se em bom estado de saúde e não apresenta sintomas da doença     Fonte:www.alexsilvaassu.com.br

quinta-feira, 26 de março de 2020

Festival gastronômico de Martins é cancelado

Festival gastronômico de Martins é cancelado

A Prefeita Olga Fernandes (DEM) anunciou nesta quinta-feira (26), no programa Canal do Povo, programa de rádio institucional da Prefeitura de Martins, o cancelamento do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, em virtude da pandemia do COVID-19 (Corona vírus).

A Gestora ressaltou a importância do evento para o Município, mas enfatizou que no momento, nada é mais importante do que o zelo com a vida dos martinenses, que pode ser posta em risco com um evento que atrairia milhares de pessoas para a cidade.

Além do Festival Gastronômico, a Chefe do Executivo Municipal anunciou também o cancelamento de mais dois eventos que aconteceriam nos próximos meses, a Festa das Mães Martinenses e o Arraiá na Serra.

A medida segue a linha de outras cidades do estado como por exemplo Mossoró, que cancelou o Mossoró Cidade Junina, além de outras tantas cidades e instituições que vêm suspendendo ou cancelando eventos, onde dá-se destaque às olimpíadas que foram adiadas.

Segundo a Prefeita, todos os recursos que seriam investidos nesses eventos serão destinados à Secretaria de Saúde, para serem aplicados na rede de proteção do Município.

Na oportunidade, Olga agradeceu a toda população pela colaboração que vem dando nas ações de prevenção a doença, insistiu que todos sigam as orientações da OMS para sairmos o mais rápido possível dessa situação e exclamou: “FICA EM CASA MARTINS!”.                       

Com informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Martins *Território Independente

Prefeitura começa barreiras sanitárias nesta sexta-feira (27) nas BRs 304, 405 e RN 117

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar as barreiras sanitárias nas entradas e principais trechos da cidade nesta sexta-feira (27) visando dificultar a chegada e a saída de algum agente patológico do novo coronavírus. As barreiras sanitárias não limitam ou proíbem as pessoas de ir ou vir, mas sim nos casos que sejam identificados algum suspeito do Covid-19. Caso seja identificado alguma possível suspeita, a Secretaria de Saúde vai encaminhar o indivíduo a uma Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.

As barreiras sanitárias contam com o apoio de parceiros como fiscais da Vigilância Sanitária, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de voluntários determinados pela Secretaria de Saúde. Todos que participarem das barreiras sanitárias utilizarão os equipamentos de proteção individual (EPIs): Máscara PFF2, Luvas descartáveis, gorro, óculos de proteção, avental descartável com mangas longas, sapato fechado, e álcool gel ou álcool a 70%.

LOCAIS DAS BARREIRAS SANITÁRIAS NESTA SEXTA-FEIRA (27)

GRUPO 1: BR 405 (MOSSORÓ/APODI) das 7h às 10h.

GRUPO 2: RN 117 (MOSSORÓ/GOVERNADOR) das 7h às 10h.

GRUPO 3: BR 304 (MOSSORÓ/FORTALEZA) das 15h às 17h.

GRUPO 4: BR 304 (MOSSORÓ/NATAL)   das 15h às 17h.                                         Fonte e foto:Portaldooeste

Segundo caso de Covid-19, registrado em Mossoró.

Mossoró registra segundo caso de Covid-19, após uma semana
Foto: Web 
Mossoró contabiliza mais um caso confirmado do novo coronavírus. Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, SESAP, foi diagnosticado o Covid-19 em uma mulher com idade de 25 anos. Com isso, Mossoró contabiliza agora dois casos, após uma semana. 
A cidade tem 151 casos suspeitos e 9 descartados. 
As informações apresentadas pela SESAP anunciam também mais quatro casos em Natal, com dois homens e duas mulheres.  
O Rio Grande do Norte chega a 19 casos confirmados do Covid-19. 
Um novo boletim epidemiológico com número de casos suspeitos em todo o estado será divulgado ainda hoje, 26.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Emparn prevê possibilidade de chuvas acima da média nos próximos três meses


Emparn prevê possibilidade de chuvas acima da média nos próximos três meses

AEmpresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), fez a previsão de chuvas, para o trimestre de abril, maio e junho, no Rio Grande do Norte, com índice de chuvas de normal a acima do normal.

A chuva esperada deve ser bem distribuída em todas as regiões do RN sendo:

  • 578,7mm para a região Leste;
  • 328,1mm para a região Oeste;
  • 317,7mm para a região Agreste;
  • 256,5mm para a região Central.

Este é análise feita por meteorologistas de diversos órgãos durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste de 2020, realizada por meio de videoconferência no último dia 19.

“Importa destacar que a grande variabilidade temporal e espacial das chuvas nesse período, o que significa que podem ocorrer chuvas intensas concentradas em algumas áreas durante um período curto de tempo”, explicou o chefe da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot representando o RN na reunião.

Participaram da videoconferência meteorologistas de órgãos dos estados do Ceará (Fundação Cearense de Meteorologia – FUNCEME), Paraíba (Agência Executiva de Gestão de Águas – AESA), Alagoas (Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas – SEMARH), Sergipe (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade SEDURBS), Bahia (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – CPTEC/INPE.

Reunião climática

Em fevereiro, o RN sediou a III Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste – Etapa Rio Grande do Norte- período de março a maio de 2020, ocasião em que os meteorologistas anunciaram a previsão de chuvas acima da média histórica para o trimestre de março, abril e maio. Os padrões climáticos até então analisados indicavam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo 479 milímetros na região Oeste, 376 na região Central, 342 na região Agreste e 533 milímetros na região Leste. “Parâmetros de temperatura na superfície dos oceanos, ventos e pressão atmosférica são elementos considerados nas análises”, disse Britot coordenador do evento.

Para 2020, o prognóstico dos meteorologistas é que a média de chuvas no RN em gire entre 800 e 1200           Fonte:rnmais.com.br

terça-feira, 24 de março de 2020

Psicóloga dá dicas para enfrentar o isolamento provocado pelo coronavírus

Psicóloga dá dicas para enfrentar o isolamento provocado pelo coronavírus

 
 A psicóloga clínica Mariana França,          do Hapvida Saúde.
Com milhares de mortes pelo mundo, a pandemia do novo coronavírus está assustando e, até, provocando pânico em populações inteiras. São 34 mortes confirmadas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 

Ainda não existe medicamento indicado para tratar o Covid-19. Por isso, o poder público tem focado em medidas que possam conter a proliferação do vírus. E a principal orientação é para que as pessoas evitem o convívio social o máximo possível.

 

Mas passar dias em isolamento, distante de familiares, amigos e dos compromissos do dia a dia, não é tarefa fácil. A psicóloga clínica Mariana França, do Hapvida Saúde, diz que é normal as pessoas sentirem medo, angústia, raiva e sensação de impotência em momentos de crise como esse. “Mas é preciso cuidar da saúde física e emocional para manter a imunidade do corpo alta”, alerta.

 

Uma das dicas da psicóloga para enfrentar o isolamento é realizar atividades para preencher o dia, de preferência respeitando o mesmo horário do trabalho e a mesma hora da alimentação. “Estamos em uma situação sem precedentes. Mantenha a esperança e se fortaleça com o que lhe faz bem. Escute música, cuide da sua espiritualidade e viva um dia de cada vez”, orienta Mariana França.

 

Veja outras dicas:

 

1 - Não entrar em pânico. Precisamos manter a calma visto que estamos na primeira fase da contaminação. Todas as medidas são protetivas. Estamos na fase de mitigação;

2 - Angústia e impotência são frequentes em quem não pode cumprir todas as orientações de isolamento social. Para quem não foi liberado ainda do trabalho, mantenha os rituais de prevenção e principalmente de higiene. A orientação é para ficar em casa;

3 - Escolha um horário pra ver as notícias do dia. Não se encher de informações desnecessárias e fake news. Sempre dê ouvido às informações emitidas por órgãos oficiais e reconhecidos;

4 - Articule uma rede de apoio no seu prédio ou com os vizinhos da rua para se comunicar e se ajudar;

5 - Ficar falando do Covid-19 o tempo todo gera um aumento dos níveis de ansiedade, estresse e quadros de desesperança. Isso pode lhe deixar assustado demais e gerar o risco de entrar em pânico ou depressão.

Secretaria de Saúde aguarda novo lote de vacinas contra influenza enviado pelo Ministério da Saúde

Secretaria de Saúde aguarda novo lote de vacinas contra influenza enviado pelo Ministério da Saúde



Dividida em três etapas, a 22ª Campanha de Vacinação contra Influenza (H1N1) segue até próximo dia 22 de maio. Nesse primeiro momento estão sendo imunizados idosos a partir de 60 anos, e os profissionais da saúde. Com a grande procura do público-alvo desta primeira etapa, restam apenas poucas doses, do primeiro lote da vacina enviado pelo Ministério da Saúde, que ainda podem ser encontradas em algumas salas de vacina.

A Secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, explica que Mossoró recebeu um lote com aproximadamente 16 mil doses da vacina, que foram distribuídas entre as 45 salas de vacinação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da cidade. E que aguarda o envio de um novo lote com novas doses por parte do Ministério da Saúde, que é o órgão responsável pela coordenação da campanha de imunização em todo o país.

“Temos um público estimado de mais de 35 mil pessoas, somente nessa primeira etapa da campanha. A Secretaria de Saúde reforça que todos os mossoroenses que se enquadram no grupo prioritário serão vacinados até o final da campanha. Nós pedimos calma a população, porque vamos vacinar todas as pessoas, vamos atingir a meta como sempre atingimos, vamos criar dispositivos para a vacina chegar a toda população, vamos ter algumas dificuldades, mas vamos vencer todas elas”, enfatiza.

O coordenador do Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, explica que a Campanha para a primeira fase segue até o dia 15 de abril. “O Ministério da Saúde trabalha com o sistema de cotas das vacinas, e a primeira cota para Mossoró foi de 17% do público-alvo total, um total de 16.250 doses. Nesta primeira fase, temos que vacinar o total de mais de 35 mil doses, diante do que recebemos, algumas UBSs já acabaram suas doses. Estamos aguardando chegar a próxima cota, assim que chegar, serão liberadas novas doses para as UBSs”, informa.

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, segundo estimativa do Ministério da Saúde, deve realizar a imunização de 95.557 mossoroenses, que estão no grupo prioritário                                                                                                                                                                                                            Nada Andrade                            Secom/PMM

Prefeitura fará distribuição de sopa para pessoas em situação de rua a partir desta terça-feira, 24

Prefeitura fará distribuição de sopa para pessoas em situação de rua a partir desta terça-feira, 24

                                                        A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude vai iniciar nesta terça-feira, 24, a partir das 18h, o fornecimento de um sopão, para moradores de rua e pessoas que trabalham como pastoradores de veículos no Centro. A entrega será feita na Praça Vigário Antônio Joaquim (Praça da Catedral).

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Lorena Ciarlini, o pensamento é levar ajuda às pessoas que estão mais necessitadas neste momento de crise mundial. “É uma medida de auxílio a essas pessoas que sabemos que estão sem conseguir recursos no momento. Estamos pensando nas pessoas mais vulneráveis”, explicou.

A secretária informou ainda que esta é uma medida de emergência, e que não tem data de término. “Estaremos com esta ação até que eles possam voltar a trabalhar, como uma forma de cuidado com essas pessoas”, disse.

Além da distribuição, a Prefeitura de Mossoró ainda conta com o trabalho dos profissionais da Saúde com o Consultório na Rua, que atende ao mesmo público de segunda a sexta-feira, com orientações de saúde e consultas médicas periódicas.                          

segunda-feira, 23 de março de 2020

Em duas semanas Escola do Caic do Abolição IV foi arrombada três vezes

Em duas semanas Escola do Caic do Abolição IV foi arrombada três vezes.          Polícia ajuda fechar janela arrombada da escola do Caic do Abolição IV. 
A Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia - Caic do Abolição IV- vem sendo arrombada seguidamente durante o dia e sem que nenhuma providência tenha sido adotada pelas autoridades .                                                                                                   Na semana passada dois arrombamentos ao prédio da escola.  Ontem, outro arrombamento e desta vez foi levada uma bateria que servia nas aulas para os alunos.                                                            O curioso é  que tudo acontece na parte da tarde e sempre pelo mesmo setor do prédio escolar. No dia passado, os meliantes utilizaram paus e pedras, para arrombar às janelas e cometer o delito.                                                                                A diretora da escola do Caic, Luanda Martins Araújo, disse no grupo de WhatsApp que " Só consegui fechar por que os policiais ajudaram.
 Eles quebraram a janela com pedras e paus. Sensação horrível de impotência." 
                                                                           É a terceira vez que a escola foi arrombada, na semana passada 2 vezes, e ontem mais uma vez, é sempre no horário da tarde. Sem contar os arrombamentos anteriores ocorridos ao prédio da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia - Caic do Abolição IV.                                     .  Instrumentos musicais da escola do Caic do Abolição IV.

Ozaniel alerta para segurança de profissionais de saúde

Ozaniel alerta para segurança de profissionais de saúde


Vereador pede à Prefeitura atenção a EPIs
Ozaniel alerta para segurança de profissionais de saúde             Vereador Ozaniel se preocupa                       com profissionais de saúde                           (foto: Edilberto Barros)

O vereador Ozaniel Mesquita (PL) pediu à Secretaria Municipal de Saúde atenção aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de trabalhadores do setor de saúde pública de Mossoró.

“Sabemos que os profissionais da saúde estão na porta de entrada de todos os serviços. Por isso, pedimos providências quanto aos EPIs, tanto em qualidade quanto em quantidade”, diz.

Entre os equipamentos de proteção na área da saúde, segundo a NR 32, estão luvas de segurança, máscara respiratória, touca, avental descartável, óculos e sapatos de segurança.

“Também estamos atentos e preocupados com situação e condições de trabalho nas UPAs, UBSs, Hospital São Camilo e demais órgãos de saúde da cidade”, alerta o parlamentar, técnico de enfermagem e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mossoró.                                                Por:Regy Carte

Economia: Terceiro credito dos Royalties de 2020 são creditados, com aumento na receita

Economia: Terceiro credito dos Royalties de 2020 são creditados, com aumento na receita, o ranking na ANP aconteceu mudanças, Macau é o primeiríssimo, Guamaré subiu pra quinto


Imagem de Acervo –  Campo de produção em Guamaré/RN

Agencia Nacional de Petróleo liberou o terceiro credito do ano dos Royalties de 2020, o ranking na ANP apresentou nova ordem dos municípios com alteração nos valores, Mossoró desceu para a 2ª colocação, seguido por Açu, Areia Branca e Guamaré. O credito relativo aos Royalties são para os municípios produtores de petróleo, receita esta referente ao mês de Março 2020, onde apresentou uma variação a maior nos valores para alguns municípios em relação ao mês de Fevereiro de 2020. Confira os vinte primeiros colocados no ranking na ANP;



Fonte: GumareNews.com                   

Vereador sugeriu espaços para pessoas em situação de rua

Vereador Emílio Ferreira propõe escolas como abrigos provisórios

Vereador sugeriu espaços para         pessoas em situação de rua
Emílio propõe escolas como abrigos provisórios

             Vereador Emílio propõe uso                           de escolas, provisoriamente

Em meio à pandemia do Covid-19, o vereador Emilio Ferreira chamou a atenção para as pessoas em situação de rua em Mossoró. De acordo com o parlamentar, o Poder Executivo precisa urgentemente agilizar abrigos emergenciais para acolher os moradores de rua, que, segundo Emilio Ferreira, estão mais suscetíveis a enfermidades e principalmente o contagio pelo Coronavírus.

Ele sugere que, provisoriamente, o município disponibilize abrigos nas unidades escolares que estão sem funcionar, para o acolhimento das pessoas em situação de rua.

"Provisoriamente, essas pessoas podem ser acolhidas nas escolas, que  estão com suas atividades paralisadas. Dependendo de como se comporte a pandemia, podemos analisar outras alternativas, mas em principio esses abrigos emergenciais nas escolas atendem a necessidade", observa.                                                             

 por: Regy Carte

Areia Branca na luta contra covid-19 Quando procurar atendimento

 Areia Branca  na luta contra covid-19     Quando procurar atendimento ?    A prefeitura de Areia Branca continua informando e orientando à  população via rede social (perfil do município), neste momento de pandemia do covid-19. São informações importantes que ajuda o cidadão  . A prefeita Iraneide Rebouças tem sido incansável no virtual e no presencial ao povo da salinésia nesta luta contra o coronávirus.                                 para quem tem dúvida sobre quando e onde buscar atendimento médico, essa tabela orienta para tomar a atitude correta. A orientação de ficar em casa, e só sair em caso de extrema necessidade, continua em vigor. 
#fiqueemcasa 

Prefeitura publica decreto de calamidade pública; medidas incluem restrições ao funcionamento do comércio

Prefeitura publica decreto de calamidade pública; medidas incluem restrições ao funcionamento do comércio
Prefeita Rosalba Ciarlini, foto:arquivo
A Prefeitura de Mossoró publicou hoje, 23, o Decreto nº 5631 que declara situação de calamidade pública no âmbito do município e dispõe sobre medidas temporárias de prevenção, controle e enfrentamento ao contágio pelo coronavírus COVID19. Dentre as iniciativas estão restrições ao funcionamento do comércio, suspensão das atividades do Mercado Central e mercado do Vuco-Vuco e de eventos públicos e privados. 
De acordo com o texto, as medidas são válidas até 30 de março de 2020. Com o decreto está suspenso o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto agências bancárias, padarias, supermercados, postos de gasolina, clínicas e farmácias veterinárias, pet shops, transporte coletivo, hotéis e serviços fúnebres. 
A medida determina que o Mercado Central e Mercado Vuco-Vuco Lindon Johnson Vieira devem permanecer fechados até a data estipulada. 
A Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (mercado da COBAL), o Mercado João Félix (mercado da Carne e Ave) e o Mercado Pedro Freire da Costa (mercado do Alto da Conceição) funcionarão observando o disposto no art. 10 do Decreto estadual n. 29.541, de 20 de março de 2020, destinadas unicamente para a comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedadas quaisquer outras atividades, e encerrará suas atividades abertas ao público às 12h.
O decreto também suspende por 90 dias a realização e a concessão de licenças para realização de shows, feiras, congressos e demais eventos similares, públicos ou privados, gratuitos ou onerosos, em recinto aberto ou fechado ao público, em Mossoró. Com isso, o Mossoró Cidade Junina foi cancelado. 
As medidas definidas neste decreto serão avaliadas periodicamente pelo Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento   e   Gestão   de   Emergência   em   Saúde   Pública. 
O Decreto nº 5631 está disponível na edição desta segunda,23, do Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ - Por motivos técnicos tivemos que alterar os telefones do DISQUE DENÚNCIA

-PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ -    Por motivos técnicos tivemos que alterar os telefones do DISQUE DENÚNCIA.
⚠️ ATENÇÃO: Por motivos técnicos tivemos que alterar os telefones do 
DISQUE DENÚNCIA.
As denúncias sobre aglomerações e descumprimento do decreto que determina a distância mínima de 2m entre as pessoas. Ou qualquer outra situação que venha a colocar em risco a saúde das pessoas durante esse período de Pandemia. 
DISQUE: 84 9 8827-4726 | 84 9 8827-8626.   
Ainda orientamos que as pessoas que não prestam serviços essenciais não deixem suas casas.

Fique tranquilo: será resguardado o sigilo de sua identidade. 
#MossoróContraOCorona #ContamosComVocê

domingo, 22 de março de 2020

A prefeita Rosalba Ciarlini vai publicar amanhã, 23, decreto de calamidade pública

Prefeita Rosalba Ciarlini anuncia decreto de calamidade pública

A prefeita Rosalba Ciarlini vai publicar amanhã, 23, decreto de calamidade pública
A prefeita Rosalba Ciarlini vai publicar amanhã, 23, decreto de calamidade pública com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus em Mossoró. Dentre as medidas estão a paralisação do funcionamento de feiras com grande movimentação pública, além do cancelamento do Mossoró Cidade Junina.

O decreto cancela pelo período de 90 dias todos os eventos esportivos e artístico-culturais, incluindo o São João de Mossoró.

O novo decreto integra uma série de medidas implementadas pela Prefeitura de Mossoró para evitar a propagação do vírus na cidade. Algumas ações já foram realizadas, tais como: suspensão das aulas na rede municipal de ensino, implantação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos, liberação do expediente para servidores idosos, gestantes e com doenças crônicas, ampliação da validade da carteira de estacionamento do idoso e pessoa com deficiência, suspensão de eventos com aglomeração e intensificação da fiscalização da vigilância sanitária em estabelecimentos com reunião de pessoas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) confirmou um caso de Covid-19 em Mossoró. Trata-se de um homem de 55 anos, cujo relato é de que não tem histórico de viagem. A transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o país também foi confirmada em pronunciamento do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O decreto será publicado na edição de segunda, 23, no Jornal Oficial de Mossoró (JOM)                                                                              Por: da Secom da PMM

←  Anterior Proxima  → Inicio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Clique na imagem e conheça à loja no instagram

Publicidade

Publicidade
Ouça a melhor da região

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade